IDENTIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES NO COMBATE A VIOLÊNCIA OCULTA E A EXPLÍCITA
AS VIOLÊNCIAS NO MUNDO
O mundo foi desenvolvido e calcado somente na função emocional. Esta função pode levar ao amor como pode levar à guerra.
Violência é tudo que agride a nossa integridade e nos afasta da nossa paz Interior. Como as funções não foram identificadas, estudadas e observadas separadamente, a função emocional assumiu o controle das nossas vidas de forma altamente destrutiva, construindo em cada ser humano a violência oculta.
Violência oculta são aqueles sentimentos nocivos que estão latentes no nosso inconsciente. Exemplo: arrogância, vingança, orgulho, preconceito, ódio, inveja, egoísmo, sentimento de superioridade, ciúme, ganância, prepotência, separatividade e outros. No Raiz da Vida esses sentimentos são classificados de alta tensão, pois oprimem a alma, aniquilam a essência, agem silenciosamente, são altamente contagiosos e mortíferos.
A violência explícita é uma resposta à violência oculta. Uma pessoa impotente e sufocada com tanto lixo interior termina expressando toda a sua fúria, sua revolta, se autodestruindo ou destruindo o outro. Só a frustração leva à agressão.
A violência só deixará de existir quando o ser humano desenvolver a sua consciência e perceber que é um ser superior, diferente de qualquer outro animal e que só ele possui a capacidade de estudar a si mesmo, identificar a finalidade de suas próprias funções e ainda colocar o seu intelecto no controle de suas decisões. Só a função intelectual o diferencia dos outros animais, fazendo-o um ser inteligente e capaz.
A violência oculta é a causa de todos os problemas que enfrentamos atualmente. O seu extermínio requer muito esforço e responsabilidade. Não basta apontar o culpado, é preciso que todos assumam a sua parcela de culpa e tome uma atitude firme e coerente